segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Tornando-se parte integrante

Correria, stress (ou seria fadiga?), insegurança, cobrança, desabafo, gritos, choros, cansaço... O clima estava tenso, mas a galera do CACoS estava pronta para encarar o desafio.
Tem que preparar um oficio, e o patrocínio da barraca? Xiii, alguém tem que ir pro céu, ou melhor, pro CEEU (Conselho de Entidades Estudantis da UNEB), deu zebra com as passagens, e o som pra CAlourada? Alguém pode se manifestar???
Eis que os problemas não cessavam de chegar, e as emoções já estavam à flor da pele... Temos que fazer uma reunião, precisamos acertar uns detalhes.
Segunda-feira, os feras já chegaram (pontualmente às 14h, como já era de se esperar) e cadê a galera do trote? Tem que terminar o folder e o cartaz com a programação, Ops! A aula já começou... Se vira nos trinta galera, vida de militante não é fácil, tem que ter jogo de cintura (aliás aspirante à jornalista tem que saber disso!).
É isso mesmo, mas com a ajuda de alguns veteranos “militantes” e ex-feras foi possível fazer desse primeiro dia um sucesso. E com o auxílio destes estudantes a Semana de Integração tornou-se uma realidade.
Não se pode deixar de mencionar a brilhante presença dos facilitadores dos debates: Elaine Gonzaga, estudante da UFG e membro da ENECOS, Mª Elisabeth, professora de Comunicação do DCH, Raphael Leal, jornalista (formado na primeira turma do nosso curso), Inácio França, assessor da UNICEF e José Manuel, diretor de jornalismo da TV Grande Rio. Ah! Tem os representantes dos Diretórios e Centro Acadêmicos Rogério, Emilly e Karine.
Graças a eles foi viável a discussão sobre diversos temas, tais como: Regulamentação profissional, Estágio, Possibilidades da Atuação do Comunicador Social, Gênero e Diversidade Sexual e (é claro!) o Movimento Estudantil do Campus.
Além da grande participação nos debates e demais atividades, na CAlourada, pela primeira vez, os calouros foram atração e público ao mostrarem o potencial artístico. Desse modo, a palavra integração teve seu sentido explicitado, pois já não existiam feras, nem veteranos, mas sim um grupo de pessoas diferentes que se tornaram parte integrante de um mesmo mundo, onde o desejo de fazer a mudança é o que os torna iguais.


Por Elka Macedo

2 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal,
vocês estão arrasando no Blog! Informações sempre atualizadas com repasses para quem não pôde acompanhar, isso é lindo. Assim, vocês fazem não se perde nas memórias, fica registrado e o estudante informado.
Essa galera abala! Nos vemos no Cobrecos SSA.

Beijos,

Udson
Movimento Estudantil de COMunicação (MECOM)Alagoas

Anônimo disse...

Ô meu Deus que saudade desse povo alagoano... Valeu pelo comentário Ud. Mas lindo mesmo é ver novas pessoas se interessando pelo ME. Nos veremos no Cobrecos sim e espero que possamos levar muitas caras novas para o MECom também.
Beijão!