quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ala Alayê - Negro em Movimento

Ala Alayê! No nosso dialeto: Sonho vivo! Ala Alayê! Negro em Movimento.
Ala Alayê. Esse é o nome do bloco de percussão que está se estruturando no bairro Alto do Cruzeiro, em Juazeiro. Com o apoio do Núcleo de Arte-Educação Nego D'Água - NAENDA - crianças e adolescentes começam a esquentar os tambores e ecoar um ritmo, um embalo que traduz um desejo... Liberdade! Algo que esteve tão presente na noite desta quarta- feira naquele Alto, em frente ao Cruzeiro.
Essa tal liberdade estava nos olhos das crianças que, inquietas, davam sugestões na oficina de Teatro,nos meninos que meio tímidos tiravam o som do tambor, estava também na disposição das senhoras que participaram ativamente da oficina de dança Afro e no suor de todos e todas que dançavam ao som do Ala Alayê.
Essa vivência foi parte da programação da semana da Consciência Negra. E o CACoS e o NAENDA estavam juntos nessa discussão por acreditarem que o 20 de novembro, assim como pode ser só mais um dia no calendário de muita gente, é também um dia propício para fortalecer a discussão acerca de uma das opressões mais presentes na sociedade.






20 de novembro de 1695, data da morte de Zumbi dos Palmares. Zumbi significa "espírirto presente". Presença necessária nas lutas tantas enfrentadas por negros e negras que ainda sofrem consequências de leis da sexagenária, do ventre livre ou áurea; que ainda sofrem as consequências de uma tal colonização (invasão), que ainda têm de conviver com a indiferença e as piadas de mau gosto dos vícios de linguagens de uma sociedade que tem receio de "denegrir" a imagem, qua ainda afirma que "segunda-feira é dia de branco", que diz que a "a coisa tá preta" quando a situação é difícil, ou que diz está livre de preconceitos, mesmo quando a prática condena.
Para discutir essas tantas questões, na noite desta quinta (20), no Canto de Tudo (UNEB - DCH III), a partir das 18h, serão exibidos os curtas-metragens:
- "Vista minha pele" de Joel Zito Araújo e Dandara;
- "Quando o crioulo dança?" de Dilma Lóes
- "Estranho, não?", produzido pelo CACoS da PUC-Rio

Após o debate, haverá apresentações artístico-culturais coordenadas pelo NAENDA.
Além disso, a Exposição fotográfica "Feira de São Joaquim" e charges de Maurício Pestana podem ser apreciadas nos corredores do DCH.
É preciso também ir/estar Além dos Muros da Universidade!

Um comentário:

Paulo Melo disse...

Cmaradas, venho aqui parabenizá-los/as pela Semana de Integração e pela atualização permanente desse instrumento de comunicação. Todos os dias que acesso a internet dou uma olhada no blog do CACoS.
Parabéns ao pessoal da Além dos Muros e a todos/as estudantes que estão se aproximando do pessoal do CACoS. É muito gratificante e esperançoso ver pessoas novas (e nem tão novas assim) se preocupando e contribuindo com as demandas do CA.

Aqui no Rio o Curso de Comunicação Popular está muito bom. Aprendi umas coisas bem legais que o CA pode trabalhar com internet. Quando chegar conversamos.

Ah, também fui à PUC Rio acompanhar as eleições do CACoS. O pessoal que ganhou é muito bom: novos, com muita vontade de lutar e estão querendo se reaproximar da Executiva. Talvez eu fique até segunda-feira aqui para ter uma reunião com a nova gestão e falar um pouco de Movimento Estudantil e COBRECOS.

Há Braços na Luta,

Paulo Victor.