quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Estágio: aprendizado ou sub-emprego?

Olhos curiosos, captando o maior número de informações. Concentração, ouvidos ligados. Esse era o clima do terceiro dia da Semana de Integração.

Na mesa, Elaine Gonzaga (estudante da UFG), Raphael Leal (jornalista formado na Uneb / Juazeiro) e Maria Elizabeth (profª do Curso de Comunicação Social do DCH III) iniciaram a discussão acerca da lei que trata do estágio no Brasil, a importância do estágio na formação do profissional e estágio em jornalismo, tanto em nível de Campus III, quanto em nível de Brasil.

Nas falas dos participantes da discussão percebeu-se a importância que todos dão ao estágio na universidade. Entretanto, Elaine Gonzaga adverte, “o que deve ser valorizado no estágio é o aprendizado, e não o valor financeiro”. Segundo ela o estágio deve ser visto como parte do curso. Assim, deve ser entendido como parte da formação acadêmica, mesmo quando se dá fora dos muros da universidade.

O debate sobre estágio rendeu muito. Tanto que não houve tempo para tecer a discussão sobre regulamentação da profissão de jornalista, um tema polêmico que ainda necessita de reflexão.

Nenhum comentário: