sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sem a discussão a prática se torna Assistencialista













Frei Beto, no texto "Os desafios do Movimento Social frente ao Neoliberalismo", destaca:
"O movimento popular deve enfrentar o desafio metodológico de partir do pessoal ao social, do local ao nacional, do subjetivo ao objetivo, do espiritual ao político e ideológico. Agora o trabalho de base só terá êxito se associar lazer e dever, criatividade artística e formação, estética e ética. (...) A questão é como introduzir práticas sociais que despertem uma consciência/experiências críticas frente ao sistema, de modo que a nova sociedade possa ir sendo forjada nas entranhas da atual, como a criança no ventre materno".
É com base nessa reflexão que boa parte das ações do Movimento Estudantil contemporâneo têm se concretizado. A construção das redes, a articulação com outros Movimentos que também levantam-se contra as injustiças sociais é também uma estratégia da luta em favor de uma sociedade mais justa, onde todas e todas tenham consciência de seu papel enquanto cidadãos e cidadãs.

O debate gerado a partir da exibição de vídeos que discutem a participação das pessoas negras na construção da sociedade brasileira e as diversas formas de opressões sofridas por estes nessa mesma sociedade, deixou brechas para muitas reflexões.
A imposição dos valores europeus (religião, costumes e tradições), a exploração da força do trabalho, associado ao papel que a historiografia e os meios de Comunicação desempenham na formação da opinião da população, foram alguns dos temas tratados no Canto de Tudo (UNEB - DCH III) na noite do dia 20.
Cordel, poesia, dança, filmes, fotos, música, ritmo, corpos, tambores, ideologias, interação de pessoas... Com a consciência de que não se trata de uma data festiva, de comemoração apenas, organizadores e participantes do evento cantaram e dançaram ao som do "Quidé Falaê" e "Alla Alayê", num momento de integração entre comunidade e universidade, prática que acredita-se ser essencial quando há comprometimento com a transformação da sociedade.

"Força e pudor
Liberdade ao povo do pelô (...)
Faz protesto
Manifestação
E lá vou eu... "

Nenhum comentário: