quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Canudos realiza XXI romaria



Com o tema “Canudos, uma Democracia Orgânica e Participativa” e o lema: Povo Livre, Poder Partilhado, acontece, entre os dias 17 e 19 de outubro, a XXI Romaria de Canudos.
Em 1897, seguidores do beato Antônio Conselheiro, após fundarem uma aldeia no sertão baiano, vivenciaram um dos mais sangrentos conflitos já ocorridos no Brasil: a Guerra de Canudos.
Hoje, a cidade é freqüentemente visitada por turistas e pesquisadores que se debruçam sobre a história da antiga aldeia e as heranças culturais de um povo que lutou contra as injustiças sociais no século XIX.
Filmes, livros, músicas, espetáculos teatrais, entre outros instrumentos de comunicação, já foram produzidos com o propósito de documentar, a partir dos mais variados pontos de vista, esse acontecimento que, 101 anos depois, ainda é tão vivo no sertão brasileiro.
As romarias sempre contam com a participação de entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais, caravanas, além da comunidade local. A cada ano, diversas temáticas são abordadas através de palestras, debates, apresentações culturais, caminhadas, missas, amostras de filmes, etc.
Este ano a programação vai ter início às 19 horas da quinta-feira (16/10) e está prevista para encerrar no domingo (19/10) com missa campal às 6 horas da manhã.

Para ver a programação e outras informações, acesse o site do IRPAA: http://www.irpaa.org/


Nenhum comentário: