quinta-feira, 28 de agosto de 2008

"Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem", já dizia Rosa Luxemburgo

O que quer dizer a palavra Movimento? O dicionário Luft apresenta 9 definições, dentre essas: "mudança, revolução; ação, agitação ou esforço organizado para se conseguir um objetivo, campanha". Pois bem, Movimento é uma palavra bastante ampla mesmo, mas é no contexto das lutas socias que aqui será tratado esse conceito.
Rosa Luxemburgo, filósofa marxista polonesa, fala da necessidade de se movimentar para sentir as correntes que nos prendem. Se conseguirmos sentir a força que essas correntes têm sobre nós, tomaremos consciência da necessidade de rompê-las. É a partir daí que surge a indignação, a impossibilidade de ficar inerte, o desejo de mudança, é a partir daí que compreendemos que o "movimentar-se" é imprescindível e urgente.
Mas, estamos submetidos a um sistema opressor que opera em favor do capital, por isso, se somos poucos, certamente não superaremos a força de cada elo da corrente. Porém, se atuarmos em parcerias, dialogando com quem também tá na luta pelo rompimento das correntes e somando forças para isso, o sistema pode ser acorrentado. Tarefa nada fácil, entretanto não dá pra ficar se prendendo as dificuldades para justificar a ausência de atitudes.
E nós, que esforço estamos fazendo para sentir as amarras que nos prendem? Qual o papel do Movimento Estudantil na sociedade atual? Movimento Estudantil é Movimento Social?
As experiências têm me ensinado que o caminho da mudança passa pela educomunicação e pela atuação em rede, práticas que tentamos desenvolver. Somos então Movimento Social, uma vez que nos propomos a contribuir com a existência de uma sociedade livre e igualitária e para tanto nos dispomos a construir em parcerias, na certeza de que isolados não iremos muito longe.


Érica Daiane


Abaixo, texto do estudante Paulo Victor, que participou do I Encontro da Juventude do Campo e da Cidade.

Socializemos nossas experiências!


Um comentário:

Lucas Benevides disse...

execelente texto,gostei muito das comparações e das indagações