domingo, 24 de agosto de 2008

Estudantes da UNEB (Campus III) participam de Conferência Estadual de Comunicação

Aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto a 1ª Conferência Estadual de Comunicação Social da Bahia. Após uma etapa territorial onde foram realizadas 8 plenárias em várias cidades do estado, a Conferência Estadual reuniu cerca de 200 pessoas, entre delegadas/os e observadores, em Salvador.
A Conferência, organizada por um Grupo de Trabalho (GT) composto por representantes de Entidades e Movimentos Sociais ligados à Democratização da Comunicação e por membros do Governo e Instituições Públicas, discutiu a Comunicação na Bahia a partir de quatro eixos: Políticas Públicas para Comunicação, Comunicação e Desenvolvimento Territorial, Comunicação e Educação e Comunicação e Novas Tecnologias da Informação.
A abertura do evento aconteceu na noite do dia 14 (quinta) com falas de representantes do GT e convidadas/os, além da exibição de um vídeo produzido nas plenárias territoriais. Na manhã de sexta, após a aprovação do regimento, as/os conferencistas puderam participar de mesas temáticas que tiveram como debatedores Ismar de Oliveira Soares e Cicília Peruzzo, doutores na área de Educomunicação e Comunicação Comunitária, respectivamente. O encerramento se deu no sábado com a aprovação de mais de 30 propostas distribuídas nos quatro eixos.
O Governo Federal ainda não convocou a Conferência Nacional, assim, a Bahia saiu na frente sendo o primeiro estado a promover uma Conferência de Comunicação. Ao final do evento, os delegados e delegadas aprovaram uma carta que apresenta a iniciativa baiana ao restante do país e evidencia a importância de inserir a sociedade civil no debate da Democratização da Comunicação e da Informação.
Juazeiro, que integra o território de Identidade Sertão do São Francisco, elegeu sete delegadas/os na plenária regional que aconteceu no dia 19 de Julho. Das sete pessoas, seis são estudantes da UNEB, quatro do curso de Comunicação Social e duas de Pedagogia, as quais representaram o território na etapa estadual.

Nenhum comentário: