sábado, 4 de abril de 2009

Televisão e Poder é tema de Livro Reportagem de Estudante da UNEB


Foto: Karine Pereira

Dando sequência às apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso das/dos Formandas/os da 2ª turma de Jornalistas em Multimeios da UNEB, Campus de Juazeiro, José Sebastião Menezes da Silva (Jota Menezes) apresentou o Livro-Reportagem “Televisão e Poder: A polêmica na implantação da Tv Pública brasileira”.


Sob a orientação do professor Emanuel Andrade, o trabalho refere-se à Tv Pública enquanto um projeto de comunicação de interesse estratégico nacional. Na justificativa, o estudante aponta a televisão como um dos instrumentos mais eficaz da Indústria Cultural, uma vez que ela cria sentidos, modelos e realidades, destacando que, no Brasil, a TV já nasceu atendendo a interesses políticos e econômicos.


O livro – que apresenta o histórico da televisão brasileira, modelos de televisão, radiodifusão, digitalização, regionalização e perspectivas para a Tv Pública no Brasil – foi produzido com base na metodologia do estudo de caso e análise do discurso, que permitiu a investigação jornalística dos fatos que marcaram a implantação da Tv Pública no Brasil entre 2007 e 2009.


Para Jota Menezes, “a televisão pública surge com uma perspectiva importante no sentido de que o brasileiro tenha uma outra visão a respeito de uma televisão que vem com uma reconfiguração, voltada para as questões da cidadania, diversidade, das identidades culturais, coisa que nós nunca tivemos porque a televisão basileira já nasceu comercial”. Contudo, o que ele chama atenção é para a posição de coadjuvante que a Tv Pública ocupa no cenário nacional da comunicação. “Ela ainda é desconhecida do grande público que é carente de consciência crítica”, destaca.


As divergências entre o Governo brasileiro e a bancada de oposição, é tratada no livro como uma “queda de braço” em que persiste a resistência em discutir a relação entre Tv Pública e Tv Comercial. O autor traz exemplos de Tv’s como a BBC de Londres e a Tv do Chile e enfatiza a constituição do Conselho Curador da Tv Brasil, uma das principais críticas dos Movimentos Sociais envolvidos na luta pela Democratização da Comunicação.


Em suas considerações finais, Menezes, aponta a necessidade de um debate maior e transparente acerca da implantação da Tv Brasil. “É um sinal de que algo está mudando no cenário da comunicação brasileira. A televisão no Brasil precisa ser discutida, não apenas a Tv Pública, mas o sistema de televisão como um todo”, concluiu.


Por Érica Daiane


Nenhum comentário: