segunda-feira, 13 de abril de 2009

Educomunicação e Pesquisa-Ação: práticas mais que necessárias na academia


Tidas como áreas novas ou ainda pouco exploradas no meio acadêmico, a prática educomunicativa e a metodologia da Pesquisa-Ação foram referências para dois Trabalhos de Conclusão do Curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios da UNEB. Orientados pela professora Céres Santos, os trabalhos, apresentados no último dia 08, reforçaram a importância da Universidade preocupar-se em intervir na sociedade.

O primeiro Trabalho apresentou, no formato Projeto Experimental, a implantação de uma Rádio-Escola no Colégio da Polícia Militar em Juazeiro/BA. As estudantes, Iuzicleide Ferreira, Jaqueline do Nascimento e Michele Albuquerque, se utilizaram da metodologia Estudo de Caso e da Pesquisa-Ação para desenvolver a proposta de instalação de uma Rádio-Escola com a participação das/dos estudantes da referida instituição.

Tendo realizado oficinas teóricas, práticas e de produção, a equipe destaca que a rádio está em funcionamento e sob a responsabilidade das/os adolescentes envolvidos no projeto. O público com que elas trabalharam foram jovens do ensino médio, estudantes da escola militar.

Para as estudantes, um dos principais desafios foi a aproximação com o corpo discente, uma vez que estes estão sujeitos às severas normas utilizadas pela Escola, uma disciplina não-comum nas demais escolas. No entanto, de acordo com as graduandas, ao final do trabalho, foi possível constatar o envolvimento da escola com a prática educomunicativa.

O segundo Trabalho foi apresentado por Paulo Victor Melo que, a partir da modalidade monografia, abordou o tema: “MST e Comunicação Popular: a participação de jovens do Assentamento Vale da Conquista, Sobradinho/BA, em projetos de Comunicação”.

Na defesa, o estudante destaca seu envolvimento com o Movimento Estudantil e outros Movimentos Sociais como uma das principais motivações para a escolha do tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso. A metodologia utilizada também foi o Estudo de Caso e a Pesquisa-Ação, tendo como produto um programa radiofônico produzido por jovens do Assentamento Vale da Conquista.

Valendo-se de teóricos como Ismar de Oliveira Soares, Maria da Glória Gohn, Cicília Peruzzo, Paulo Freire, entre outros, o trabalho apresenta, além de uma abordagem da luta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, a importância de discutir a comunicação popular como instrumento de transformação social.

A educomunicação, campo explorado nos dois trabalhos, surge como forma de potencializar a indissociabilidade entre comunicação e educação. Tanto na Rádio-Escola, quanto no programa produzido pelos jovens do MST, a prática educomunicativa faz-se presente, uma vez que trata-se do envolvimento da sociedade com os meios de comunicação, utilizando-os para fins educativos. De acordo com Ismar de Oliveira Soares, um dos estudiosos da educomunicação no Brasil, a "educomunicação é um dos caminhos para a Democratização da Comunicação, para a transformação social".

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