quarta-feira, 10 de junho de 2009

Convite


“...essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós, ela é de todos nós...”

Entre na roda você também!



Por que pensar uma outra Comunicação?

A Comunicação é um Direito Humano. Mas, assim como tantos outros, nem sempre é reconhecido como tal. A atual conjuntura da Comunicação na nossa sociedade nos faz refletir e questionar sobre a Comunicação que temos e a Comunicação que queremos.

Falamos então na necessidade de uma Comunicação Alternativa, mas com a consciência de que esta “alternativa” é que tem de ser a “oficial”. A luta é pela democratização, por uma comunicação onde todas as pessoas, independentemente de classe, etnia, orientação sexual, naturalidade, possa ter acesso e ser produtora da mesma.

Os meios de comunicação, enquanto mediadores da realidade, exercem papel fundamental na sociedade, chegando a “produzir” os fatos sociais. Entretanto, a maior parte da população não tem essa consciência e acaba se deixando levar pelos discursos midiáticos atrelados às imposições do capitalismo.

Nossa luta é por uma comunicação livre, verdadeiramente democrática, ancorada na valorização do ser humano, do meio ambiente, da diversidade cultural. Uma comunicação que tenha como princípio único a igualdade e a justiça social.

Essa é uma luta árdua, mas é também indispensável para a construção da sociedade que almejamos. Por isso é que estamos, mais uma vez, tentando ampliar esse debate, com o propósito de trazer novas mãos para essa ciranda e fortalecer as vozes que já ecoam nessa batalha.

Em 2007, o Centro Acadêmico de Comunicação Social da UNEB/Campus III, realizou a primeira Semana de Comunicação Alternativa (SECAL) e de lá para cá o Movimento Estudantil de Comunicação em Juazeiro tem atuado na perspectiva de expandir cada vez mais os ideais de um outro modelo de comunicação para o Brasil.

Este ano, estamos realizando a 2ª edição da SECAL, com o tema: “Comunicação: caminho para a Democracia”. Acreditamos que para avançarmos nessa luta, é preciso estar em mobilização constante, articulados com outros movimentos que também lutam pelo fim do modelo (opressor) de sociedade que temos.

A SECAL vem com esse propósito. O de unir Movimento Estudantil e os demais Movimentos Sociais numa rede de sensibilização e proposição de ações que contribuam para uma nova realidade em torno da Comunicação Social.

Entre na roda! Afinal, “essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós, ela é de todos nós!”



Nenhum comentário: