terça-feira, 16 de junho de 2009

Comunicação para promoção das viabilidades do semiárido

Com o propósito de refletir o papel da comunicação social na sociedade, estudantes do curso de Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios da UNEB em Juazeiro, participaram, este final de semana, da formação "Comunicação para promoção das viabilidades do semiárido". Nos diversos espaços de discussão esteve em pauta, principalmente, as abordagens midiáticas que constroem significados e valores acerca do semiárido brasileiro.

O evento foi promovido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA - em parceria com o Projeto de Extensão "Programas Experimentais de Televisão" da UNEB e contou com o apoio do Centro Acadêmico de Comunicação Social - CACoS. Durante três dias, profissionais que atuam no IRPAA e na UNEB mediaram debates em torno de temáticas como: caracterização do semiárido, abordagens espetacularizada da mídia sobre o Nordeste, educação contextualizada, viabilidades produtivas do semiárido e o papel das ONG´s e dos projetos de desenvolvimento adaptados à realidade da região.

A programação contou com palestras seguidas de debate, exibição de vídeos, trabalhos em grupo e socialização, além de atividade de campo para conhecer experiências de captação e armazenamento de água e produção agrícola adaptada ao clima.

Além dos espaços de discussão, o encontro trouxe também a prática do trabalho coletivo, da auto-gestão e do uso adequado dos recursos naturais. Da coleta seletiva do lixo ao discurso político presente nas místicas, o objetivo era apresentar a viabilidade de uma convivência sustentável com o ambiente natural, especificamente com o semiárido que é constantemente estereotipado, sobretudo pelos meios de comunicação.

Ao final do evento, as/os organizadores e participantes fizeram uma avaliação positiva, destacando a necessidade e importância de dá continuidade à iniciativas como estas, que proporcionam aos estudantes em formação, reflexões necessárias à futura atuação profissional.

Um dos resultados do encontro foi a elaboração coletiva de diretrizes para construção de novos significados inerentes ao Nordeste e ao semiárido junto aos meios de comunicação. Tal documento será sistematizado e enviado, inicialmente, para os meios locais como forma de desconstruir a imagem caricaturada que tem sido atribuída à região, apresentando as possibilidades de convivência com a mesma, bem como a contribuição essencial da mídia nesse processo de reeducação da sociedade.



Nenhum comentário: