terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

CACoS participa de Projeto Social no Bairro São Geraldo

Foto: Érica Daiane
Na noite deste sábado (14), a praça do bairro São Geraldo, em Juazeiro, foi sede do lançamento do Projeto "Tenho mais o que fazer". Uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental da Bahia (IDESAB), o projeto irá oferecer oficinas para jovens, numa faixa etária de 13 a 18 anos, que residem nos bairros São Geraldo e Jardim Universitário.
De acordo com os idealizadores do projeto, a idéia central é trabalhar com a juventude do bairro na perspectiva da formação humana, contribuindo com a construção de uma consciência crítica e cidadã através de oficinas artísticas-culturais como teatro, música, dança, literatura de cordel, entre outras.
Entre as atividades do “Tenho mais o que fazer” está a criação de um cineclube, que deverá exibir os filmes uma vez por mês e promover debates após a exibição. Esta atividade também será coordenada pelos jovens do projeto.

Onde entram as/os estudantes de Comunicação

O IDESAB, considerando a articulação que o Movimento Estudantil de Comunicação do DCH tem feito com os diversos grupos sociais de Juazeiro e a necessidade da parceria Universidade/Comunidade, convidou o Centro Acadêmico a participar deste projeto.
O CACoS ficou responsável por indicar dois estudantes para integrar o Comitê Gestor do “Tenho mais o que fazer”. Esse comitê será formado também pela associação de moradores do bairro e por instituições parceiras e cada membro terá o papel fundamental de propor ações, bem como fiscalizar e avaliar o desenvolvimento das etapas do projeto. João Paulo Cerqueira e Edilane Ferreira, 7º e 1º período respectivamente, são membros do Comitê que representam @s estudantes de Comunicação Social – Jornalismo em multimeios do DCH III.
Há ainda a possibilidade de ser ofertadas aos jovens oficinas de Leitura Crítica da Mídia, que, se confirmadas, serão ministradas por estudantes do curso de Comunicação Social. Além disso, o C.A assume o compromisso de, junto com o IDESAB, contribuir com as discussões acerca da criação da rádio difusora, levando assim para a comunidade a importância da Comunicação Comunitária e da necessária e urgente Democratização da Comunicação.

O bairro que viu Juazeiro nascer

O Bairro São Geraldo, em Juazeiro, é um dos bairros mais antigos, pois foi onde foram construídas as primeiras casas da cidade. A população do São Geraldo tem aumentado devido, inclusive, à criação da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (FAMESF), atual Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a instalação da empresa Curtume Campelo que também está situada no referido bairro.
Apesar disso, ainda é pouca (ou inexistente) a participação dessas instituições públicas e privadas no desenvolvimento social e econômico do São Geraldo. Nesse contexto, observa-se a ociosidade de crianças, jovens e adolescentes, um problema que pode ser um agravante para o aumento da violência na cidade.
Identificou-se que, no horário oposto ao da aula, as/os adolescentes limitam-se a freqüentarem lan house, assistirem TV ou realizarem outras atividades que, por não serem acompanhadas, pouco ou nada contribuem com a formação social dos mesmos.
Percebe-se, portanto, a importância de valorizar as diversas possibilidades da Universidade intervir nessa realidade, tanto pela proximidade geográfica, uma vez que o Campus III da UNEB está situada no bairro e pouco tem contribuído com seu desenvolvimento, quanto pela função social que esta deve desempenhar na sociedade.

Nenhum comentário: