terça-feira, 12 de maio de 2009

Democratização Sim! Porque a Praça é do Povo.


Em agosto de 2007, seis estudantes de Comunicação Social da UNEB Juazeiro participaram do I Encontro Regional de Estudantes de Comunicação que aconteceu na Universidade Federal de Sergipe em Aracaju. Nesses mesmo encontro esses estudantes, ainda iniciando uma aproximação com a Executiva Naciopnal de Estudantes de Comunicação Social (ENECOS) ousaram pleitear a sede do próximo encontro.

Em maio de 2008, portanto, o Departamento de Ciências Humanas da UNEB, em Juazeiro, foi sede do II ERECOM da Regional Nordeste I (BA, SE, AL). Com o tema "Comunicação e Educação: um diálogo necessário na luta pela superação das opressões", os cinco dias de encontro mostraram que há pessoas que estão dispostas a re-construir o modelo de sociedade atual, que encontra-se amparado no imperialismo econômico e ideológico de um regime monopolista.

Com essa mesma necessidade de transformação social e com o mesmo empenho para que essa mudança se concretize, entre os dias 30 de abril e 03 de maio de 2009, em Vitória da Conquista/BA, o III ERECOM provocou as/os estudantes baianos, alagoanos e sergipanos a pensarem sobre a Democratização da Comunicação. Com o mote, "A praça é do povo! Democratização Já! Por um sistema Público de Radiodifusão", temáticas como sistema público de comunicação, mídia livre, educomunicação, combate às opressões, qualidade de formação d@ comunicador/a, comunicação comunitária, arte, políticas públicas, entre outras discussões, fizeram parte da programação do encontro.

E, acreditando que essa é mais uma luta coletiva, as/os participantes do ERECOM saíram às ruas de Vitória da Conquista para apresentar/dialogar com a população o posicionamento do Movimento Estudantil de Comunicação acerca do panorama da Comunicação que se tem hoje no Brasil, um modelo tido como oficial. Na crítica ao monopólio dos grandes meios de Comunicação, houve espaço também para pautar as outras formas possíveis de se fazer Comunicação, uma forma que contemple a pluralidade do país e que tenha, de fato, papel estratégico na construção da verdadeira democracia.

O que não passou despercebido também foi o debate sobre a realização da I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM,que irá acontecer em dezembro deste ano. As representações estudantis dos estados presentes no encontro tem claro que esse é um momento importante para a democratização da comunicação no país, contudo é apenas uma das iniciativas que, não se pode esquecer, está atrelada também aos interesses do Estado. No Conselho Regional de Entidades de Base, último espaço político do encontro, as escolas presentes reafirmaram que, além de "disputar" os espaços de construção da I CONFECOM, é preciso utilizar esse momento de mobilização Pró-Conferência para construir redes e articulações com entidades e movimentos que venham a fortalecer a luta por uma comunicação realmente pública, social e democrática.

Memória... ERECOM 2009

Fotos: Emerson Rocha, Érica Daiane e Porky




2 comentários:

Emerson Rocha disse...

Bom, o que dizer do Ereconkas...

Posso começar pela saudade do Erecom Juazeiro, que foi sensacional; poderia citar a presença d@s participantes nos espaços propostos; também ressaltaria a bravura da pequena (no tamanho) Comissão organizadora que durante o encontro se agigantou; como não mencionar as noites culturais, as oficinas, as refeições que foram maravilhosas; e a temática do encontro: "A praça é do povo! Democratização Já! Por um sistema Público de Radiodifusão", serviu para os estudantes de comunicação se perguntassem se é pra esse modelo de mídia que queremos trabalhar; por fim, eu não poderia deixar de lembrar, aquele que para mim, foi o grande ponto do Ereconkas, o Ato público, que uniu todas as discussões do evento e levou às ruas de Vitória da Conquista o nosso grito.

Os estudantes de Alagoas, Bahia e Sergipe estão de parabéns, conseguimos superar do preconceito e falta de apoio por parte do Reitor da UESB até o sinistro frio conquistense. Tomamos às ruas daquela cidade e mostramos que a praça é do Povo!

Érica Daiane disse...

Valeu Emerson!
Fiel leitor do Juntandoscacos. O C.A vai precisar de muitas mãos pra onstruir a SECAL (Semana de Comunicação Alternativa)no mês de junho.
Quero ver você e outr@s estudantes "colando" aí...

Abraços!