quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Águas para a paz: Dom Luiz Cappio recebe prêmio internacional


A relação entre os usos das águas e a paz é tema de romaria, caminhada, seminário, debates, manifestações culturais e jornada mundial de jejum na entrega do Prêmio Pax Christi International ao Frei Dom Luiz Cappio.

No dia 18 de outubro, durante programação da 5ª Romaria das Águas, será feita a entrega do Prêmio pela Paz da Pax Christi Internacional (2008 Pax Christi International Peace Award), ao bispo Dom Luiz Cappio e às organizações e movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, envolvidos na luta pela revitalização e contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. O prêmio será entregue a partir das 20 horas, durante ato inter-religioso, na Praça da Matriz da cidade de Sobradinho (BA). Em seguida, os participantes seguirão em Romaria para as margens do Rio São Francisco, ao pé da Barragem de Sobradinho, onde será realizado um show musical com várias atrações. A vice-presidente da Pax Christi Internacional, Laura Vargas Valcárcel, estará no Brasil para fazer a entrega do prêmio a Dom Cappio e a representantes do povo, como expressão do reconhecimento e incentivo à continuidade da luta popular em defesa das águas, da terra e de toda a vida.
Ainda durante o sábado (18) acontecerá, em Sobradinho (BA), a Jornada Mundial de Jejum pela Paz e Soberania Alimentar (veja o Manifesto em anexo). Durante esse dia, Dom Cappio e várias pessoas ao redor do mundo irão jejuar, chamando a atenção para a tendência mundial em concentrar a produção agrícola em grandes empresas e com altas tecnologias, agora potencializadas pelos combustíveis de origem vegetal, em detrimento da produção alimentar e da agricultura camponesa, com graves riscos ambientais. Ao mesmo tempo, o gesto questiona o modelo de consumo egoísta e alienado - um dos fatores responsáveis pelo escândalo da fome no mundo e pelo agravamento da crise ecológica.

No dia 17 de outubro, sexta-feira, a partir das 15h00 será realizada uma Coletiva de Imprensa, na Capela São Francisco, em Sobradinho (BA), com a presença de Dom Cappio, Laura Vargas (Pax Christi), Marianne Spiler (SERPAJE) e representantes de movimentos sociais e populares.

Fonte: Comissão Pastoral da Terra – Secretaria Nacional/ Assessoria de Comunicação
Foto: Google Imagens

Nenhum comentário: