quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Campus III da UNEB sedia Fórum Estadual de Estudantes de Pedagogia

Com o tema "A Pedagogia na luta pela efetivação dos direitos humanos" vai acontecer, entre os dias 17 e 19 de outubro de 2008, na UNEB - Campus III – Juazeiro/Bahia, o IV FOESPe - Fórum Estadual de Estudantes de Pedagogia.
O evento está sendo organizado pela Executiva Baiana de Estudantes de Pedagogia, com apoio da Executiva Nacional, e tem por objetivo principal propiciar a discussão científica, política e cultural para a promoção dos direitos humanos e sua real efetivação através da educação, na perspectiva de trabalhar a formação profissional do pedagogo, integrando debates acerca das políticas educacionais, movimento estudantil e movimentos sociais.
Segundo Rosane Costa, estudante de Pedagogia da UNEB Juazeiro e membro da Comissão Organizadora do IV POESPe, “o Fórum é consultivo e construtivo, não tem caráter deliberativo, mas os Grupos de Discussão e Trabalho (GDT) sairão com produções que poderão elencar, inclusive, o plano de lutas do nosso departamento”. Comenou.

Público-Alvo e eixos de discussão

O IV FOESPe visa agregar estudantes e profissionais da área de educação, proporcionando mais um espaço de integração e de luta entre as Instituições de Ensino Superior da Estado do Bahia. Estarão participando cerca de 150 pessoas das Universidades de Juazeiro, Petrolina e de outras IES da Bahia.

As discussões das mesas e GDT’s estarão voltadas para o debate sobre os Direitos Humanos e as possíveis contribuições do Pedagogo (a) para a concretização do respeito aos mesmos; a área social da atuação da/o pedagoga/o; a compreensão da função social da Educação; o combate à discriminação por orientação sexual, raça, etnia, credo religioso, idade ou opinião política. Além da socialização de trabalhos científicos e experiências desenvolvidas na área de educação por estudantes e profissionais de Pedagogia; Apoio a projetos voltados para a proteção e promoção dos direitos humanos; fortalecimento e mobilização do Movimento Estudantil de Pedagogia; debates sobre o REUNI, Reforma Universitária e PDE; debates sobre descriminalização do aborto, mídia e educação, movimentos sociais e discussão do estatuto da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia.

Inscrições e Programação

Podem se inscrever, até 16/10/08, estudantes, profissionais e demais interessados em participar das discussões. O valor da inscrição é de 15,00 e dá direito a participar do evento e receber certificado com carga horária de 30 horas.
As atividades irão acontecer no Departamento de Ciências Humanas e Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais do Campus III da UNEB.

PROGRAMAÇÃO do IV FOESPe

“A PEDAGOGIA na luta pela efetivação dos Direitos Humanos”
17 a 19 de outubro de 2008

Sexta-feira:17/09

14 às 18hs: Credenciamento
19:30: Abertura do IV FOESPe
20hs: Mesa “A PEDAGOGIA na luta pela efetivação dos Direitos Humanos”

Sábado: 18/09

08:30hs: Pré-ENEESPe “ A PEDAGOGIA construindo uma educação transformadora”
14hs: GDT’s ( Grupos de Discussão e Trabalho)

- Diversidade Sexual;
- Educação Especial;
- Movimentos Sociais e Mídia;
- DCN’s e a Pedagogia;
- Gênero;
- Políticas Afirmativas;
- PDe;
- Reforma Universitária;
- MEPe e a UNE;

19:30hs: Mesa: “Minorias Sociais: A necessidade da PEDAGOGIA do compromisso”
22hs: Noite Cultural

Domingo: 19/09

08hs: Plenária Final
Avaliação do FOESPe
Entrega de Certificados

Contatos:

- e-mail: foespejuazeiro@gmail.com
- Wanderson Varjão (membro da Executiva de Pedagogia): (74) 8812-5380
- Rosane Costa (Comissão Organizadora): (74) 8814-3900

Nenhum comentário: